historia
O capitalismo é um sistema econômico no qual os meios de produção (maquinário, ferramentas etc.) e o capital têm um único proprietário. Nesse tipo de sistema, a sociedade é dividida em duas classes: os burgueses ou capitalistas e os proletários ou trabalhadores. Os burgueses ou capitalistas são aqueles que detém os meios de produção e o capital, esses são a minoria da população. Os proletários ou trabalhadores são o grupo da sociedade que vendem sua força de trabalho. Karl Marx, filósofo alemão, diz que a divisão de classe social se originou através da propriedade privada. Marx explica sobre as classes sociais na carta dirigida a J. Weydemeyer (1992, p.99):
No que a mim se refere, não me cabe o mérito de haver descoberto a existência das classes na sociedade moderna nem a luta entre elas. Muito antes de mim, alguns historiadores burgueses já haviam exposto o desenvolvimento histórico dessa luta de classes e alguns economistas burgueses a sua anatomia econômica. O que eu trouxe de novo foi a demonstração de que: 1) a existência das classes só de liga a determinadas fases históricas de desenvolvimento da produção; 2) a luta de classes conduz, necessariamente, à ditadura do proletariado; 3) esta mesma ditadura não é por si mais do que a transição para a abolição de todas as classes sociais e para uma sociedade sem classes (...)
Segundo Marx o trabalho do capitalismo direciona para o acumulo privado e para o aumento do mercado, levando o indivíduo a alienação, sob relações de assalariamento, gerando uma mercadoria para trocá-la por outra mercadoria. A posse de poucos em perda de muitos, como mostra no filme Good Bay Lênin, um personagem do filme Alex descobre que o dinheiro de sua mãe não tinha mais valor.
“...Eu me senti como o comandante de um submarino no Atlântico Norte, com o casco quebrado. Quando consigo fechar um buraco, outro aparece... Ariane