Burocracia: definições, características e posicionamentos de Karl Marx, Leon Trotsky e Max Weber.
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS
Burocracia: definições, características e posicionamentos de Karl Marx, Leon Trotsky e Max Weber.
Henrique Hugbert,
Jessica Banhos,
Marllington Klabin Will.
Belém, 16 de Agosto de 2013.
Introdução
O presente trabalho é um breve ensaio sobre a definição de burocracia, suas características e o posicionamento dos autores Karl Marx, Leon Trotsky e Max Weber sobre o tema, conforme os escritos no primeiro capítulo do clássico “O Manifesto do Partido Comunista”, de Marx, e a monografia “As Diferenças da Burocracia em Trotsky e Weber”, trabalho de conclusão de curso do Prof. João Carlos da Silva Santiago. Após analisarmos o pensamento dos autores, tentaremos responder se a burocracia poderia ser considerada como uma classe social e se a mesma teria se tornado indestrutível na sociedade atual, conforme apregoava Weber.
Karl Marx
Para Marx, a luta de classes é histórica no decorrer das sociedades, manifestada de diversas formas, mas com o mesmo eixo, sua presença foi crucial em vários pontos da historia. Os termos burguesia e proletariado vêm da luta de classes que estava pre-sente na sociedade moderna. Originalmente os burgueses travaram uma grande batalha para estarem no topo da pirâmide social: na queda do feudalismo para o capitalismo houve a ascensão da burguesia e a dominação dos mercados, o monopólio dos meios de produção, a criação das indústrias como forma de produção em massa e o fim dos pequenos comerciantes. Os pobres foram obrigados a se tornarem proletários, ven-dedores de sua mão-de-obra para os donos de meios de produção. A burguesia revolucionou o mercado com sua forma de dominação expansionista e monopolizadora que tem como uma forte característica a aglomeração de riquezas nas mãos de poucos.
Nessa introdução, temos a característica da burguesia que é vigente no capita-lismo, dentro desse capitalismo temos o seu esqueleto, a