Karl Marx
Karl Marx nunca foi um sociólogo de profissão. Toda sua obra foi construída tendo em vista oferecer aos operários, explorados pelo sistema capitalista, um entendimento das leis de funcionamento deste sistema. Só assim, julgava Marx, seria possível construir um novo tipo de sociedade: a sociedade socialista, ou comunista.
No entanto, para realizar esta tarefa, Marx se dedicou a fazer um estudo profundo e cuidadoso da vida social. Deste modo, sua obra exerceu uma importância decisiva para o desenvolvimento da sociologia, que incorporou boa parte de suas teses para o entendimento da sociedade moderna.
Interpretar a obra de Marx é sempre uma tarefa difícil. Afinal, o seu pensamento era dinâmico e jamais foi sistematizado pelo autor.
2. VIDA E OBRAS
Karl Heinrich Marx nasceu em Trier, no dia 05 de maio de 1818. Em 1835, o jovem Marx vai estudar direito em Bonn e em 1836 transfere-se para Berlim. Nesta cidade, parte para o estudo da filosofia, aproximando-sedo pensamento de Hegel. Em 1841, defendeu sua tese de doutorado na cidade de Iena. Todavia, a perseguição do governo alemão aos críticos de Hegel (chamados de esquerda hegeliana), impedem-no de seguir a carreira como professor universitário.
Por isso, em 1842, Marx torna-se o editor do jornal do Gazeta Renana, da cidade de Colônia. O contato com os problemas sociais exercem grande influência na vida de Marx, provocando também violentas críticas por parte do autor, o que acaba resultando no fechamento do jornal. Marx decide-se então mudar para Paris, de onde foi expulso em fins de 1844, e mudou-se para Bruxelas, onde começava a envolver-se com as atividades políticas do movimento dos trabalhadores, onde este participa da revolução alemã.
Com o fracasso da revolução alemã, Marx parte para o exílio, chegando a Londres no ano de 1850, iniciando na Biblioteca Pública da cidade, um profundo estudo sobre o modo de produção capitalista, cujo o maior resultado á a obra “O Capital”(1867). Marx falece em