Estudante
VOLTA REDONDA
2013
Trabalho de Ética Geral e Profissional – Concessão de Serviços Públicos
VOLTA REDONDA
2013
SUMÁRIO
1 A ÉTICA E A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO 1
2 O SERVIÇO PÚBLICO 2
3 A CONCESSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS 3
4 A QUEBRA DA ÉTICA NOS PROCESSOS DE LICITAÇÃO – UM CASO ENVOLVENDO HOSPITAIS PÚBLICOS 5
5 AS CONCESSÕES COMO FERRAMENTA DE APOIO ÀS MELHORIAS DO SERVIÇO PÚBLICO 9
6 CONCLUSÃO 13
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
1 A ÉTICA E A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO
Entre as mais diversas funções de um Estado, está a garantia de respeito à pessoa, que todo cidadão deve possuir.
Políticos, profissionais do direito, religiosos e especialistas de várias áreas procuram enfatizar especialmente essa temática. Contudo, estes mesmos se esquecem de que muitas vezes o respeito a dignidade deve ser mais do que um discurso ou uma política, e sim uma convicção da necessidade de respeitá-la, além da pratica correspondente.
Os sinais de desrespeito se alastram por toda sociedade com exemplos de cidadãos que tem seus direitos individuais e sociais diminuídos em exemplos que vão desde enfrentar filas infindáveis em repartições publicas até conviver com a corrupção generalizada nos vários setores da sociedade.
A ética é a consciência crítica e o rigor com que avaliamos um conjunto de princípios ou regras.
A prestação de serviços públicos é um dever do Estado em retribuição à colaboração dos cidadãos que dele participam. Durante a prestação destes serviços muitas vezes encontramos atitudes que se desviam da linha esperada e se desvirtuam do proposito inicial para o qual foram estabelecidos.
Nos julgamentos éticos, é difícil avaliar ou julgar o ato de outrem, estabelecendo se estes possuem consciência do que estão fazendo ou se o fazem livremente.
No julgamento