O segredo da influência
A influência é uma palavra comum entre educadores, ministros e outras pessoas que entendem ser seu objetivo final influenciar pessoas. A literatura popular sobre como influenciar demonstra uma compreensão muito superficial no que o processo na verdade é, parte de sua orientação pode ser perigosa. Ela atua principalmente no inconsciente.
A influência é um dos resultados da empatia. A palavra tem sua origem na idéia astrológica primitiva de que um in-fluxo etéreo dos astros afetava as pessoas. Essa é a compreensão mitológica que ocorre em níveis mais profundos da consciência.
Vamos analisar como são suas diferentes formas, inicialmente, a influência de idéias.
Quando se houve uma idéia de alguém, alguns meses depois se pode apresentar e defender essa idéia como se fosse sua mesmo.
Uma segunda forma é a influência temporária de personalidade, nota-se o fato de duas pessoas assimilarem os gestos uma da outra, os tons de voz e os estados psíquicos gerais da outra.
Há também uma influência geral da personalidade, de forma mais permanente, isso ocorre quando um indivíduo assume a personalidade ou o papel de outro indivíduo.
Como podemos explicar a influência?
A influência se realiza devido a certos fatores existentes no meio ambiente do indivíduo. Ele seleciona esses fatores em um processo criativo e na maioria das vezes inconsciente.
Há muitos elementos em um ambiente, um número infindo de pessoas pode receber influência diferente do mesmo ambiente.
Como toda pessoa luta para obter uma posição de maior prestígio e poder agarra-se a estímulos de outras pessoas que vêem alcançando os objetivos que elas sonharam, adotam padrões de comportamento através da imitação inconsciente, ou parcialmente consciente.
Quando uma pessoa toma a outra como seu ideal, podemos julgar que ela deseja alcançar o mesmo objetivo que a outra, se torna um processo empático.
Na educação ética e religiosa os jovens se sentem coagidos pelos educadores a