Física de Particulas
2. Interação de Partículas
Sabemos que existem apenas 4 forças, ou interações, fundamentais na natureza. São elas a interação gravitacional, a interação eletromagnética, a interação forte e a interação fraca. A tabela mostra detalhes sobre estas forças que serão logo explicados:
força (ou interação) fundamental intensidade teoria mediador forte
10
cromodinâmica quântica gluon eletromagnética
10-2
eletrodinâmica fóton fraca
10-13
flavordinâmica
W± e Z0 gravitacional 10-42 geometrodinâmica graviton
2.1 Intensidade
Os valores acima atribuídos para as intensidades das forças não devem ser considerados de modo absoluto. Você verá valores bastante diferentes em várias literaturas, em particular no que diz respeito à força fraca. O cálculo desta intensidade depende da natureza da fonte e a que distância estamos fazendo a medição. O que importante notar é a razão entre elas: a força gravitacional é, de longe, a mais fraca entre todas, porém é a de maior alcance, sendo a responsável pela estabilidade dinâmica de todo o Universo.
2.2 Teoria Vemos na tabela que cada força está associada a uma teoria física. Vejamos alguns detalhes:
2.2.1 Força gravitacional: A teoria clássica da gravitação é a lei de Newton da Gravitação Universal. Sua generalização relativística é a teoria da Gravitação de Einstein, também chamada de Teoria da Relatividade Geral de Einstein. O melhor termo para ela seria Geometrodinâmica, uma vez que a relatividade geral geometriza a gravitação. Para descrever os estágios iniciais da formação do Universo precisamos de uma teoria quântica da gravitação, algo que os físicos ainda não possuem, apesar dos enormes esforços desenvolvidos para isto.
2.2.2 Eletrodinâmica: Esta é a teoria física que descreve os fenômenos elétricos e magnéticos, ou seja as forças eletromagnéticas. A formulação clássica da Eletrodinâmica foi feita por James Clerk Maxwell. A teoria clássica construída por