Relatório Modelagem
FACULDADE DA ALTA PAULISTA
RELATÓRIO – PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
MODELAGEM
AGOSTO/2013
TUPÃ/SP
Experimento n° 3 - Modelagem
1. OBJETIVO
O terceiro procedimento é nomeado modelagem, que tem como objetivo, a resposta de pressão á barra do sujeito através do método de aproximações sucessivas.
Na modelagem, o ponto de partida é observar o comportamento inicial do sujeito, tornando aquele o comportamento á ser reforçado; uma vez que estiver ocorrendo com freqüência.
2. METODOLOGIA
2.1 Sujeito
O sujeito para a realização do experimento foi um rato branco sem distinção de sexo, controlado por um programa eletrônico virtual denominado Sniffy Pro, versão 2.2. Esse novo ,étodo de estudo é utilizado, pois pode oferecer as mesmas funções para realizar um experimento.
2.2 Ambiente, Materiais e Instrumentos
Como o experimento foi realizado por um programa virtual, o ambiente foi um laboratório de informática. O objetivo do programa Sniffy Pro é possibilitar ao usuário uma ação idêntica á própria caixa manual de Skinner.
Sendo um modo virtual de uma caixa, é formada de uma estrutura quadrangular e equipada com: barra de deliberação de comida – um fator que diferencia do experimento original, que proporcionava água ao pressionar a barra; uma ilustração de um bebedouro, uma parede compassiva com dispositivos sonoros e visuais que são contrlados pelo usuário, disponibilizando tais configurações para a utilização.
2.3 Procedimento
Tomamos como partida o método de aproximações sucessivas.
Com o rato próximo ao local, iniciou o processo de condicionamento, fazendo com que o próprio rato pressione a barra para obter o alimento.
Fundamos uma seleção de comportamentos primários, onde tal era observado; reforçando então as respostas consideradas simples a cada nível de comportamento reforçado aumentando a freqüência, um novo comportamento era exigido.