Física - Partículas Elementares
Os constituintes básicos de todo o Universo
Resumo
Segundo o modelo de Bohr, os átomos são formados por elétrons que estão em órbita em torno de um núcleo que é formado por prótons e nêutrons. Porém o átomo é muito mais complexo do que isto. Ao mesmo tempo, a física de partículas elementares, nos revelou que: os prótons e nêutrons não eram partículas verdadeiramente elementares. Tanto os prótons como os nêutrons eram formados por partículas ainda menores, estas sim partículas fundamentais.
Desenvolvimento
Todas as partículas fundamentais possuem antipartículas que também são consideradas fundamentais. A divisão delas nestes grupos é feita de acordo com propriedades características que elas possuem.
A carga é dada em unidades da carga do elétron. A massa é dada em unidades de MeV/c2, unidade muito usada pelos físicos de partículas elementares. Um MeV é equivalente a 106 elétrons-volts (eV) e a letra c representa a velocidade da luz, cerca de 300000 km/segundo. Deste modo, Mev/c2 = 1,782676 x 10-30 quilogramas.
QUARKS
Estas são partículas fundamentais da natureza que estão no núcleo do átomo. Acredita-se hoje que os quarks são a unidade estrutural mais fundamental a partir da qual todas as partículas nucleares se formam.
Existem 6 tipos de quarks: up, down, strange, charm, bottom e top. Chamamos de flavor ("sabor") os diversos tipos de quarks conhecidos.
Na tabela abaixo se da a carga em termos da carga do elétron. Além disso, aparecem vários valores de massa, que é dada em unidades MeV/c2. O termo massa "nú" significa o valor da massa do quark isolado, sem estar combinado com outros quarks enquanto que a massa efetiva é aquela que o quark possui quando está formando bárions ou mésons.
Os quarks possuem carga elétrica fracionária! Um próton é constituído por um quark down e dois quarks up. Dizemos então que o