Acessibilidade
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL
DISCIPLINA: METODOLOGIA DE ESTUDO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO – MEPA
MOBILIDADE URBANA: DISCUTINDO A ACESSIBILIDADE
1 INTRODUÇÃO
Caminhar é o modo de locomoção mais utilizado por pessoas em áreas urbanas, principalmente as que são localizadas no interior do Brasil. No entanto, nos projetos destinados ao espaço público, atualmente, observa-se a importância que os gestores públicos oferecem aos veículos automotores, fazendo com que a capacidade básica do ser humano, o caminhar, se torne uma atividade perigosa, tendo em vista os riscos que correm ao percorrer trechos que incluem cruzamentos e acessos aos grandes eventos realizados nas cidades brasileiras.
As estatísticas mostram o aumento considerável de acidentes com vítimas fatais envolvendo pedestres em decorrência da falta de planejamento urbano, em que as condições ofertadas para o seu deslocamento são restrita promovendo grandes conflitos com os veículos motorizados, dificultando, assim, na acessibilidade e na mobilidade daqueles que dependem deste meio para realizarem as atividades do dia-dia, trazendo prejuízos que influenciam no processo de exclusão social e indicadores como desemprego, o analfabetismo e a desnutrição.
Acessibilidade é a “condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida”, Decreto nº 5.296/2004.
Nesse contexto, o Município de Colatina vem buscando parcerias para os projetos que visam solucionar os enclaves que reduzam a mobilidade e a acessibilidade de seus moradores. Observa-se que várias mudanças vêm ocorrendo nas vias que ligam os bairros ao centro da cidade, com novas sinalizações, mudança de direção da via e a contratação