O sangue de cristo
CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO MUSICAL I – AVALIAÇÃO
Cristiane Ferronato
Avaliação 1:
A cada dia de aula, de acordo com cronograma a ser agendado, quatro alunos deverão coordenar uma atividade pedagógica musical com duração de 10 minutos, a ser aplicada para os demais colegas. A atividade deverá ser concebida previamente considerando o número de alunos, o tempo, o material didático e espaço físico disponível. Caso haja necessidade de outros materiais, estes deverão ser providenciados pelo aluno. O mesmo em relação à reserva de outro local para a aula, se for o caso.
Esse “warm up”, ou atividade de prontidão poderá conter alguma prática alusiva à cultura brasileira, como uma canção, melodia, ritmo ou história cantada. Mas isso é uma sugestão. Cabe ao aluno escolher atividades que lhe forem mais confortáveis aplicar ao grupo. Elementos pertencentes à cultura infantil também poderão ser usados (como travalinguas, brincadeiras de escolha, jogo de mãos, etc).
Após a aplicação da atividade, será realizado um debate sobre funcionalidade da proposta e suas possibilidades de desdobramento e utilização em diversos contextos educativos.
Na impossibilidade de o aluno realizar a atividade no dia e na hora marcada previamente, este deverá avisar o aluno que apresentaria na semana seguinte ou encontrar alguém entre os colegas quem possa substituí-lo.
Antes de realizar sua atividade, o aluno no dia da apresentação de sua prática, deverá entregar o plano de aula ao professor. O plano de aula deverá ser constituído de:
Público alvo
Duração da atividade (10min)
Objetivos (sempre começando com um verbo. Lembrar que a descrição do objetivo não é a descrição da atividade. É dizer o que se quer alcançar com a atividade)
Metodologia (disposição da turma, materiais utilizados, como será aplicada e desenvolvida sequência das atividades)
Conteúdos
Recursos necessários
Avaliação: o aluno