eeeeeeeeeee
Vladimir Maiakovski: Russo: O percevejo; Os banhos.
Filippo Tommaso Marinetti: Italiano: Manifesto Futurista.
Fernando Pessoa. Português: Do Livro do Desassossego; Autopsicografia; O Guardador de Rebanhos (Alberto Caeiro); O Fernando Pessoa (Álvaro de Campos); Cancioneiro (Ricardo Reis).
Oswald de Andrade: Brasileiro: Pau-Brasil; Primeiro Caderno de Poesia do Aluno Oswald de Andrade; Os Condenados; Memórias Sentimentais de João Miramar; Serafim Ponte Grande; O Rei da Vela; Um Homem sem Profissão.
Futurismo no Brasil
No Brasil, o futurismo teve grande influência na produção artística de artistas ligados ao movimento modernista.
Artistas como Oswald de Andrade e Anita Mafaltti tiveram contato com o Manifesto Futurista e com Marinetti em viagens à Europa e muitas idéias e conceitos futuristas foram incorporados às obras desses modernistas brasileiros.
Pode-se observar as influências do futurismo na Semana de Arte Moderna de 1922, com seus conceitos de "desprezo o passado para criar o futuro e não à cópia e veneração pela originalidade", esses conceitos caíram como uma luva para os jovens artistas pararem com as cópias de modelos europeus e criarem uma arte brasileira.
Oswald, principalmente, apercebeu-se que o Brasil e toda sua diversidade cultural, desde as variadas autóctones de índios até a cultura negra, representavam uma vantagem e que com ela podia se construir uma indentidade e renovar as letras e as artes.
Anita Malfatti
Foi uma das pioneiras do Futurismo no Brasil.Anita Malfatti foi uma importante e famosa artista plástica (pintora e desenhista) brasileira. Nasceu na cidade de São Paulo, no dia 2 de dezembro de 1889 e faleceu na mesma cidade, em 6 de novembro de 1964.
Vida e obra
Anita Malfatti era filha de Bety Malfatti (norte-americana de origem alemã) e pai italiano. Estudou pintura em escolas de arte na Alemanha e nos Estados Unidos (estudou na Independent