O samba no ensino de historia
ESPECIALIZAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO
O uso de sambas em sala de aula para o ensino da história da cultura afro-brasileira.
Thais dias Cavalcante
São Paulo, 2012
Resumo
Este trabalho tem como intuito mostrar que o ensino de história da cultura afro-brasileira é necessário para desmistificar toda a visão negativa criada em torno das influências africanas no Brasil. O professor pode apresentar os conteúdos de forma lúdica, utilizando o samba como estratégia de ensino e fonte de informação que transformará o ensino de cultura afro-brasileira em aula mais atrativa. A análise das músicas propostas nas aulas auxilia na compreensão dos fatos históricos e proporciona a conexão entre o que o compositor expressa na letra e o que o tempo em que a música surgiu exigia.
Serão apresentadas composições e trajetórias de importantes nomes para o samba e nossa história afro-brasileira como Donga, Tia Ciata, Sinhô. Além disso, pretendo evidenciar as conexões entre o samba e suas matrizes culturais diversas, especialmente, a cultura afro-brasileira. Por meio dessas informações, o objetivo final é dialogar com os discentes, mostrando que não se pode falar de cultura brasileira sem observar as características africanas que vivemos na sociedade atual é de erradicar a visão de superioridade entre as culturas existentes, para que os alunos possam admitir que as características africanas encontram-se presentes em nossas vidas e que devemos respeitar as diversidades que nos cercam ainda mais quando são integrantes de nossa realidade.
Agradecimentos
Diante de todos acontecimentos em minha vida, agradeço intensamente a DEUS por ter concedido-me mais uma vitória. Pois o percurso não tem sido fácil, mas