O saber à venda.
O texto Conhecimento à Venda? Foi escrito pelo doutor em filosofia, Renato Nunes Bittencourt, e professor do curso de comunicação social da faculdade CCAA, da faculdade Flama e do Departamento de Filosofia do Colégio Pedro II. O texto descreve o tempo do capitalismo tardio, o comércio do conhecimento e a facilidade de se obter um diploma quando se tem status financeiro.
Algo chama atenção no texto é a facilidade que está explícito de se adquirir um diploma, pois não há tanto interesse na procura do saber mas sim a questão do mercado, com um diploma a facilidade de se inserir no mercado de trabalho aumenta. A facilidade de ingressar nessas universidades particulares se estende com provas fáceis no início e no decorrer do curso para que não haja reprovação, e as universidades não percam os alunos para outras instituições.
Com essas universidades comerciárias quem sofre ou quem é vítima é o professor que vende seus conhecimentos a universitários que não têm tanto interesse e umas das consequências é que tudo se volta para o docente. Se o aluno é reprovado o professor é responsabilizado, para o aluno pagou tem que passar, e o que mais importa é um pedaço de papel e não o conhecimento. Há professores que chegam a ser agredidos física e moralmente por discentes que chegam a ser reprovados.
A estrutura familiar tem que está em sintonia com o mundo educacional, para entender as necessidades dos jovens ensinando-os que tenham respeito e responsabilidades e esse papel não passe direto ao professor, valores têm que ser passado de pais para filhos, para assim no futuro não se tornem analfabetos funcionais nem clientes de uma dessas