O rorschach e suas implicações
"Borrão de tinta quase simétrico, um pouco mais escuro aqui" -> Conduta "percevante" realista (o indivíduo responde com base no estímulo; seu contorno, suas cores, etc.).
"Oh! Que infelicidade, é o meu queixo" -> Conduta desrealizante (apoia-se mais em seus próprios temores e obsessões. A resposta não é invenção pura, apoia-se em qualidades formais e sensoriais do estímulo, mas é antes de tudo uma projeção).
*************************************
RESPOSTAS F (FORMAIS)
Resultam de um modo sensorial de apreensão da manchas. Baseiam-se nas configurações delas e sua percepção é tanto um esforço de organização racional (percepção relacionada ao contorno dos elementos perceptivos propostos) quanto um esforço de adaptação ao real ("controlar o caos da prancha"). São respostas vinculadas à configuração do objeto com menor ênfase na expressão dos afetos e na imaginação.
Alta frequência de F -> Tem duplo significado: 1) uma atividade intelectual ativa; 2) uma adaptação ao real, em que o elemento cultural desempenha certo papel. Basear-se nas formas para responder supõe a existência de um estreito vínculo com a configuração do objeto, reduzindo ao mínimo a participação da imaginação criadora e das reações emocionais. Essas respostas, então, não são muito pessoais, podendo ser bastante convencionais ou simplesmente lógicas mas, sobretudo, afetivamente pouco carregadas.
Variação no grau do quanto as respostas correspondem ao estímulo -> F+, F+/-, F- (F+ e F- são estabelecidos com base em dois critérios: estatístico e gestáltico)
Porcentagem de F -> F%= ((F+ + F- + F ( ) / R x 100
F% -> Indica o modo de reação espontânea a uma situação. Refere-se a uma abordagem mais intelectual e socializada do que afetiva e pessoal.
F% alto -> Distanciamento dos aspectos afetivos, excesso de controle, carência de espontaneidade ou receio de