o romantismo
História e Cultura das Artes
Índice
Introdução
Na disciplina de Historia e Cultura das Artes, foi-nos pedido a realização de um trabalho no qual temos de abordar um dos temas sugeridos pela professora. O tema escolhido por mim foi o Romantismo no qual vou fazer uma introdução ao tema e falar sobre a influência deste movimento na música, no teatro, na literatura, nas artes plásticas, na arquitectura e em Portugal, mostrando imagens para ilustrar a informação.
O que é o Romantismo?
O romantismo é um período cultural, artístico e literário que se inicia na Europa no final do século XVIII, espalhando-se pelo mundo até o final do século XIX.
Itália, Alemanha e Inglaterra podem ser considerados o berço do romantismo. Porém, na França, o romantismo ganha força como em nenhum outro país e, através dos artistas franceses, os ideais românticos espalham-se pela Europa e pela América.
As principais características deste período são a valorização das emoções, liberdade de criação, amor platônico, temas religiosos, individualismo, nacionalismo e história. Este período foi fortemente influenciado pelos ideais do iluminismo e pela liberdade conquistada na Revolução Francesa.
Gerações do Romantismo
1ª Geração - conhecida também como nacionalista ou indianista, pois os escritores desta fase valorizaram muito os temas nacionais, fatos históricos e a vida do índio, que era apresentado como " bom selvagem" e, portanto, o símbolo cultural do Brasil. Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias, Araújo Porto Alegre e Teixeira e Souza foram escritores desta fase.
2ª Geração - conhecida como Mal do século, Byroniana ou fase ultra-romântica. Os escritores desta época retratavam os temas amorosos levados ao extremo e as poesias são marcadas por um profundo pessimismo, valorização da morte, tristeza e uma visão decadente da vida e da sociedade. Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Junqueira Freire foram escritores desta fase.
3ª Geração -