njueiwnf

537 palavras 3 páginas
Globalização pela cultura
Nesta Era da Globalização, que vivemos, existe uma crescente uniformização de hábitos e tradições culturais em todo o mundo. Os cidadãos sentem a obrigação de salvaguardarem as suas culturas, locais, regionais e nacionais, face à importação de novos hábitos. Um exemplo de uma tradição estrangeira é a celebração do dia das bruxas, “halloween”, no dia 31 de Outubro, que era uma tradição basicamente anglo-saxónica, que no entanto tem entrado em Portugal e no Brasil com muito sucesso.
Neste tempo novo em que predomina uma cultura tecnocrática tem-se relegado a cultura Humanista e o grupo dos intelectuais para um segundo plano e talvez, por isso, a crise de valores e de lideranças tem sido tão devastadora na Europa Ocidental
A Globalização tem criado inúmeras situações contraditórias. Se esta rede de ligações mundiais permitiu a democratização da cultura, também possibilitou a sua degenerescência qualitativa. Hoje em dia, os cidadãos mais instruídos têm, também, menos cultura geral, apesar de estarem rodeados de inúmeras fontes de informação.
.
McDonalds é um exemplo de uma cultura que está presente em diversos países.

Arte Globalização

No final do século passado iniciou-se a globalização, fenômeno reconhecido e seguidos pelos países do globo e sua decorrente atividade econômica, o capitalismo. Com ele, questões triviais incluídas diretamente e indiretamente afetam o cotidiano de nossas vidas: aceleração do consumo, relações interpessoais, urbanidade, meio ambiente, aspectos sociais, políticos e culturais.
A globalização pode ser expressa através da arte em forma de frases que nos fazem refletir.

Ou através de pinturas.

Obra de Pieter Bruegel , Triunfo da morte de 1562.

A obra relata as varias mortes que naquela época tiveram, pessoas mortas no chão, o cenário totalmente devastado sem vida, arvores mortas, o chão sem grama, incêndios, e o clero da igreja observando os mortos segurando uma cruz.

Relacionados