O Ritual da Cura
(SETOR LITORAL)
MÓDULO
RECONHECIMENTO DOS SENTIDOS DA ARTE E CULTURA DO LITORAL
O RITUAL DA CURA
JÉSSICA MATTOS DOS SANTOS
PROFESSOR LUIZ ROGÉRIO
LICENCIATURA EM ARTES (2011)
MATINHOS - PR
INTRODUÇÃO
Este trabalho busca relatar a benzeção, uma prática originária do meio rural, no qual a tradição cultural e a falta de outras opções terapêuticas garantiam o prestígio das benzedeiras como agentes de cura para quase todos os males. No meio urbano, as benzedeiras tendem a perder espaço para outras práticas de cura, sendo muitas vezes procuradas paralelamente ao tratamento médico, embora cada tratamento seja muito diferente. Dentro desse tema busquei registrar a importância da crença na benzeção e no uso das ervas e plantas medicinas para os sintomas e tratamentos onde juntamente com a fé e a reza a cura é concretizada. Focando no litoral do Paraná, na região de Matinhos onde a crença e a fé na benzeção ainda têm suas raízes.
O RITUAL DA CURA
Apesar do tempo e dos avanços da medicina, a tradição das benzedeiras ainda persiste na nossa moderna sociedade capitalista. Acreditando ou não no poder da reza, tem sempre aqueles que procuram na benzeção, uma cura para a sua doença ou um alivio para sua dor.
O dom de curar que se traduz em fé é o que levou Diva Antônia Pereira, mas conhecida como (Dona Diva) de 68 anos, a exercer esse presente divino aos 22 anos, quando recebeu um sinal através da gravidez de risco de sua irmã, onde passou a rezar pela criança que viria ao mundo. Dali em diante não parou mais. “A oração é o alimento da alma. Através dela, a alma se fortalece e fica mais próxima de Deus” relata Dona Diva.
Logo quando adentrei em sua residência pude notar através da janela da cozinha com vista para o quintal uma quantidade razoável de ervas e plantas o que me deixou com um sorriso largo no rosto. Além disso, havia no local algumas galinhas e galos dando a