RELIGI O RITUAL E CURA NO PROCESSO SA DE DOEN A
RA 3014201279
RELIGIÃO, RITUAL E CURA NO PROCESSO SAÚDE DOENÇA
Desde os primórdios o Homem sempre teve a necessidade de explicar os acontecimentos do mundo e dos indivíduos, porém essas explicações poderiam e podem variar de acordo com o tempo, cultura e religião de cada sociedade. Podemos exemplificar como a origem do mundo, no cristianismo é explicado que o surgimento ocorreu devido à vontade de uma força maior, Deus, que criou o mundo e os seres que habitam nela, porém os evolucionistas acreditam na teoria do Big Bang.
Não diferentemente a doença também sofreu suas variações de explicação com o decorrer da evolução, antigamente a doença era vista como uma consequência de um pecado, ou seja, confrontamento as Leis de Deus, para outros estava relacionado com forças malignas, porém após muitos estudos hoje entendemos sua etiologia, apesar de nem todas estarem definidas. Vale ressaltar que apesar da ciência explicar esses acontecimentos, a religião caminha junto no processo de cura.
O processo de saúde e doença é algo muito estressante, que frequentemente desencadeia grandes sofrimentos e desestrutura diversos pilares da família, ou seja, ocorre uma transição de uma zona de “conforto” para o enfrentamento de diversas incertezas, podemos citar: receio de não ocorrer a cura, falta de capital para o tratamento, sequelas irreversíveis e até mesmo a morte. Diversas pesquisas salientam que as crenças e religiões tentam explicar e dessa maneira o individuo consegue percorrer com menos sofrimento o processo de adoecer.
Em áreas mais carentes, principalmente na região nordeste do Brasil, onde ainda é carente de recursos tecnológico e mão de obra capacitada, sendo que muitas vezes o básico de saneamento ainda é escasso, faz presente a benzedeira, pessoa mais velha que quando um ente querido encontra-se doente é chamada para rezar e algumas vezes, essa, realiza procedimentos, como compressas e chás que ajudam a pessoa a se curar. Algumas dessas atividades