Etapa 1 cont
Tributo é um substantivo masculino que significa imposto, taxa ou contribuição.
De acordo com o artigo 3º do CTN (Código Tributário Nacional), um tributo "é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada."
Além disso, o artigo 5º do CTN indica que os tributos podem ser divididos em: impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições parafiscais.
HISTÓRIA DOS TRIBUTOS (I)
O advento dos tributos teve início, na história da humanidade, a partir do momento em que os homens começam a formar grupos, com o aparecimento do embrião da Cidade-Estado. Nessa comunidade primitiva não havia espaço para os tributos, portanto é mais seguro remeter ao surgimento do Estado a origem da tributação, constituindo, desse modo, as primeiras sociedades organizadas do mundo.
Os homens, no desenvolverem atividades coletivas, começaram a compreender o quanto era importante a organização e a necessidade de cooperação social nessas atividades. Começavam a perceber que precisavam estar unidos, no sentido de colocar os bens em comum, ou seja, tudo a serviço de todos. A palavra tributo deriva do substantivo latino tributum, tendo o sentido de repartir tudo entre todos inicialmente. O Estado, enquanto instituição, fez separar os governantes dos governados, e fez também com que outra série de instituições dentro do aparelho estatal fosse criada e mantidas através dos tributos. Uma administração pública, um aparato militar, além de obras públicas eram custeadas por parte da riqueza produzida pela população, através da tributação.
Com o passar do tempo, o significado de tributo foi sofrendo modificações, e o que era arrecadado foi deixando de ser repartido entre as tribos para ser repartido exclusivamente com os chefes do grupo, assumindo a forma de presentes, ou seja, homenagens