Antropologia- Eficácia simbólica
Eficácia Simbólica
1- Eficácia simbólica refere-se ao entendimento dos símbolos e dos rituais, e possui como objetivo do desenvolvimento de seu estudo e sua eficácia. Tendo como papel principal dos rituais como responsável pela sua manipulação, tendo então a capacidade de mostrar o simbolizar, que é principal para pensar e agir para que se entenda a profundidade de um papel de um dado símbolo.
2-
A grande descoberta de Van Gennep é que os ritos, como o teatro, têm fases invariantes, que mudam de acordo com o tipo de transição que o grupo pretende realizar. Comparando com as classificações de Turner veremos que os rituais Haoukas têm muitos pontos em comum. Como exemplo, possui eventos contigentes em resposta a colonização francesa que na época tiranizava a capital de Gana. Também se encaixam na Iniciação Exegética, pois os rituais tinham grande significado para esta comunidade, era uma forma de se rebelar a manipulação dos franceses e Operacional porque em 1927 os lideres dos rituais haoukas convidaram Victor Turner a presenciar um de seus rituais de possessão, e foi com este material que fez o documentário “Os Mestres Loucos”. Mas acaba não entrando nos Eventos cíclicos pois não é um ritual vinculado a relações climáticas ou de qualquer espécie semelhante, tem ligação maior com aspectos políticos.
3- O texto “O feiticeiro e sua magia” apresenta uma temática onde líderes religiosos através de sua fé arrastam multidões de fiéis por sua capacidade de cura espiritual. Como poderemos afirmar que não são verdadeiras se todos os dias vemos pessoas contando sobre suas curas através das religiões? A questão mais notável entre o texto apresentado e o documentário é a fé que essas pessoas têm nos milagres. O texto nos mostra que estes fenômenos são reais, e nos mostra que só acontecem por três motivos: a fé do