O ritmo Calypso
1. Origem da dança
A principal vertente do brega pop é o calypso conhecido no Pará como brega calypso. O ritmo se desevolveu sobretudo na cidade de Belém do Pará devido aos shows e bailes em casas noturnas de periferia e pela divulgação feita pelos vendedores ambulantes da produção dos pequenos músicos locais. o calypso tem pouco vinculo com o calipso caribenho, já que a influência maior é a lambada, carimbó, guitarrada, merengue (que é caribenho), entre outros. Mas, como o próprio Chimbinha disse; …até uma pitada do calipso caribenho…, o estilo leva alguns elementos do calipso caribenho. O nome do grupo e estilo batizado por Joelma, deve-se mais ao uso constante do calipso nos estúdios do Pará na época, acrescentando assim o y.
Com letras com uma grande carga romântica- embora frequentemente se desvie para erotização explícita, refletida até mesmo na coreografia dos dançarinos que acompanha a malícia da música -, o Calypso é caracterizada por um ritmo mais acelerado, com ênfase no acorde das guitarras. 2. A influência
O ritmo Calypso é um dos mais expoentes no Brasil. Conhecido de sul ao norte, foi um dos pioneiros a levar a música paraense ao reconhecimento no país. Grande contribuição na cultura - na indumentária, no comportamento e na música paraense.
As músicas embalam e contam a vida da população periféricas, com um linguajar simples, coloquial e expressões locais.
3. Indumentária e coreográfica
Com traços e coreográficas que lembram a cultura indígena e a raiz africana, com grandes influências na cultura paraense,o calypso resgata passos do Carimbó e do Xote bragantino e outras danças. Essa resgate das raízes paraenses se mostram nas letras e nas vestimentas da dança.
A vestimenta é sensual e tidas como "bregas".Roupas que mostram a sensualidade e o corpo das mulheres e os homens com camisas e calças extravagantes.