Introdução Da Dança
Neste trabalho será abordado um pouco sobre a origem da Dança na vida do homem e sua trajetória histórica, desde os tempos mais primitivos até os dias de hoje. A pesquisa da história da dança no seu maior âmbito fez refletir sobre como ela se insere no espaço social desde o surgimento da humanidade como produtora de cultura até os dias atuais. Antes do homem se exprimir através de uma linguagem oral, ele dançou. A dança foi à expressão do homem através da linguagem gestual. O homem estabeleceu posteriormente todo um código de sinais, gestos e expressões fisionômicas ao qual imprimiu vários ritmos. A dança então foi à primeira manifestação de comunicação do homem. A partir dessa perspectiva, este estudo objetiva verificar a dança no processo histórico, construindo um material rico em conhecimento, voltando olhares para seu status atual.
DESENVOLVIMENTO
A dança não tem um criador próprio, ela, assim como muitas outras coisas foram criadas á muito tempo antes de cristo pelos homens pré-históricos. Todos os povos, em todas as épocas e lugares dançaram. Dançaram para expressar revolta ou amor, reverenciar ou afastar deuses, mostrar força ou arrependimento, rezar, conquistar, distrair, enfim, viver!
Hoje dança é uma das três principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e da musica. Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos ou improvisados.
A dança serve para inúmeras coisas, como ginástica, esporte e terapia.
Ginástica: Porque trabalha grupos musculares ou às vezes músculos em específicos, combinados a movimentos dá condicionamento físico, emagrece, enrijece a musculatura, fortalece tendões e relaxa os nervos. Nossa terapia vem de encontro com a sua necessidade, bom combinamos exercício físico, a dança, ao controle social, à distração e sua fórmula pouco mágica é a resposta que seu corpo precisa para começar a reagir. Tente! Dê uma chance ao se corpo, na pior das hipóteses mal não lhe fará!