O rio Tietê e suas mudanças
O rio Tietê e suas mudanças.
Público Alvo: 3º ano do Ensino Fundamental
Duração: 2 aulas
TEXTO
O rio mais conhecido do território paulista é o Tietê. Com mais de 1 100 quilômetros de extensão, ele atravessa o estado de leste a oeste: nasce na serra do Mar (no município de Salesópolis) e deságua no rio Paraná, na divisa com o estado de Mato Grosso do Sul (no município de Itapura).Em seu percurso, passa por importantes cidades, e é usado tanto para navegação como para a geração de energia elétrica. Por causa de suas características, o rio Tietê foi crucial para a formação de São Paulo: durante séculos, funcionou como a principal porta de entrada para o interior do continente, e foi bastante utilizado pelos colonizadores para explorar áreas hoje pertencentes a estados como Mato Grosso e Goiás. Ao longo de sua extensão formaram-se vários povoados , atualmente cidades como Porto Feliz (lugar de onde saíram as expedições dos exploradores para o interior do continente) e a própria capital, São Paulo. Às suas margens desenvolveram-se também várias atividades econômicas, como plantações de cana-de-açucar e a exploração de minérios.
Objetivos
· Abordar a importância do Rio Tietê no desenvolvimento do Estado de São Paulo;
· Mostrar as mudanças que ocorreram no rio Tietê e suas consequências,
· Despertar o interesse dos alunos pela natureza.
Justificativa
Este plano de aula tem a finalidade de proporcionar a aprendizagem de uma forma interessante e criativa para o aluno; mostrando a importância do rio e de suas contribuições trazendo a conscientização no aluno.
Metodologia
Trabalharemos com um texto, imagens, e maquete, na finalidade de mostrar ao aluno as mudanças que ocorreram no rio Tietê, os alunos participaram de atividades em folhas, e posteriormente uma roda de conversa.
1º Etapa
Apresentar a história do rio Tietê, o significado do seu nome, mostrá - los que o rio já foi utilizado para lazer e competições, através de