Disfagia
Qual é o mecanismo da deglutição? Trata-se de um processo complexo. Cerca de cinquenta (50) pares de músculos e vários nervos recebem os alimentos na boca e preparam-nos para sua ‘viagem’ ao estômago. Isso ocorre em três (03) fases. A primeira é a chamada ‘fase oral’: a língua recebe o alimento e os líquidos e prepara-os para a deglutição.
A língua e a mandíbula movem o alimento solido ao redor da boca e preparam-no para ser engolido. A mastigação faz com que o alimento atinja o tamanho e a textura corretos, misturando a comida com a saliva. Normalmente, os únicos sólidos que somos capazes de engolir são as capsulas ou comprimidos; quanto aos demais sólidos, engolimo-nos na forma líquida ou via purê.
Na segunda fase, a língua desloca os alimentos e/ou líquidos para a parte traseira da boca. Isso aciona o mecanismo de deglutição e passa o alimento/líquido para a faringe (garganta). Neste momento, as cordas vocais se fecham completamente e a respiração pára, evitando a entrada do alimento/líquido na traquéia (vias aéreas). Na terceira fase, o alimento/líquido entra no esôfago (tubo que leva os alimentos ao estômago). Chamamos isso de fase esofágica, a qual dura cerca de três (03) segundos.
O que causa a disfagia? A disfagia tem várias possíveis causas e ocorre mais frequentemente em idosos(as). Qualquer condição que enfraquece ou danifica os músculos e/ou nervos responsáveis pela deglutição podem causar a disfagia. Entre as várias causas, podemos citar: a Doença de Parkinson, o acidente vascular cerebral, algum trauma na cabeça, pescoço ou tórax.