O Renascimento
- O Renascimento Cultural
O Renascimento foi um marco na história da humanidade, um movimento cultural nascido na península itálica no século XV e inspirado na cultura clássica. Neste período houve um grande desenvolvimento da ciência, esta se tornando o fundamento do conhecimento.
- As características do renascimento eram:
Antropocentrismo – visão do homem como referência central, glorificação dos feitos humanos e sua capacidade inventiva. O oposto de teocentrismo.
O Classicismo – admiração pela cultura clássica, uma tentativa de recuperar os modelos artísticos greco-romanos da antiguidade. Expressava a intenção de romper com os valores medievais e a Igreja. A revalorização da cultura clássica resultou em uma arte menos religiosa, centrada no homem e em seu potencial criativo.
Racionalismo – valorização do racionalismo, tido como o grande atributo do homem (decorrência do antropocentrismo). Segundo ele, o conhecimento deve basear – se na razão e na observação atenta da natureza.
Hedonismo – Forma de pensamento que valoriza os prazeres dos sentidos, o que inclui a valorização do corpo, vida mundana, dos prazeres terrenos e individuais, da beleza e da perfeição.
E o MOVIMENTO humanismo?
O humanismo foi um movimento que pregou basicamente ideias de valorização do ser humano, a volta aos estudos dos pensadores da Antiguidade e a busca da verdade pelo uso da razão.
- Por que o Renascimento começou na Península Itálica?
Predomínio das atividades comerciais nessa área que tinha contado com o mundo bizantino (Constantinopla) que mantinha viva as tradições clássicas além de uma burguesia rica disposta a investir em arte.
A riqueza da região tornou possível o surgimento de MECENATO (indivíduos ricos sustentavam artistas patrocinando produções artísticas e cientificas e empenhavam-se em promover uma nova cultura, tudo isso em busca de se destacar socialmente, estes eram chamados de mecenas, isto é protetores das artes).
- A pintura Renascentista
As