Metodos De Separa O
Cada método de separação é usado para certo tipo de mistura, que pode ser divida entre homogênea e heterogênea.
Misturas homogêneas: São aquelas em que não existe superfície de separação visível nem a nível microscópico. Além disso, em toda a sua extensão terá sempre as mesmas propriedades.
Misturas heterogêneas: Apresentam uma superfície de separação, perceptível mesmo a olho nu, e onde cada região conservará as propriedades próprias da substância que a compõe.
As técnicas usadas para separar os componentes das misturas são diversas e dependem das diferenças de propriedades dos constituintes e também do estado físico em que se encontram as misturas.
TÉCNICAS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Evaporação
É usado para separação de misturas homogêneas constituída de um componente sólido e o outro líquido. A evaporação é usada para separar misturas, quando apenas a fase sólida é de interesse.
Peneiração
A peneiração é um método utilizado para separar misturas heterogêneas do tipo sólido-sólido, onde o tamanho da partícula é o responsável pela separação, ou seja, utiliza-se uma peneira que permite que alguns sólidos pequenos passem, e uma pequena quantidade de partículas grandes ficam retidas na peneira, que separa através do seu tamanho, ou melhor, do tamanho da malha da peneira. É usada para separar sólidos constituintes de partículas de dimensões diferentes.
Levigação
Na levigação é utilizada uma corrente de água para carregar as partes menos densas da mistura. Utiliza-se esse processo na separação da areia do ouro nos garimpos. A areia, a parte menos densa, é levada pela água, deixando apenas o ouro.
Centrifugação
É usada para acelerar a decantação da fase mais densa de uma mistura heterogênea constituída de um componente sólido e outro líquido. Esse método consiste em submeter à mistura a um movimento de rotação intenso de tal forma que o componente mais denso se deposite no fundo do recipiente.
Decantação
Usado para separar