O Renascimento
Pesquisa:
RENASCIMENTO
Letícia Araújo dos Santos
Sátiro Dias – Bahia, novembro de 2012.
LETÍCIA ARAÚJO DOS SANTOS
Renascimento
Trabalho apresentado à disciplina de História, do Professor Josué Reis, para obtenção de nota relativa a unidade IV.
Sátiro Dias-Bahia, novembro de 2012.
Sumário
Introdução
1. Conceito
2. Características... Comentário sobre qualquer uma das características (Racionalismo, O individualismo, O Hedonismo, O Classicismo, O Antropocentrismo).
3. Fases do renascimento.
4. Onde e quando ocorreu.
5. Alguns representantes da Itália.
6. Renascimento urbano e comercial.
INTRODUÇÃO
O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna. Em um quadro de sensíveis transformações que não mais correspondiam ao conjunto de valores apregoados pelo pensamento medieval, o renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época. Ao contrário do que possa parecer, o renascimento não pode ser visto como uma radical ruptura com o mundo medieval.
A razão, de acordo com o pensamento da renascença, era uma manifestação do espírito humano que colocava o indivíduo mais próximo de Deus. Ao exercer sua capacidade de questionar o mundo, o homem simplesmente dava vazão a um dom concedido por Deus (neoplatonismo). Outro aspecto fundamental das obras renascentistas era o privilégio dado às ações humanas, ou humanismo. Tal característica representava-se na reprodução de situações do cotidiano e na rigorosa reprodução dos traços e formas humanas (naturalismo). Esse aspecto humanista inspirava-se em outro ponto-chave do Renascimento: o elogio às concepções artísticas da Antiguidade Clássica ou Classicismo.
Essa