O Reflexo da Mulher na China
China: Desenvolvimento Econômico e Expansão
Docente Valéria Ribeiro
Buck e o atual reflexo da mulher chinesa no expansionismo e desenvolvimentismo da China pós-Revolução Comunista
Sara Thais Medeiros Pereira
RESUMO
É certo que com a Revolução Comunista, procurou-se dar mais liberdade e igualdade de direito às mulheres chinesas, por meio do Movimento de Libertação da Mulher na China. Começando com a Revolução Democrática, um movimento para a derrubada da dominação feudal. Pois com a Revolução Comunista, muitas mulheres passaram a ser organizar no campo e a ingressar no serviço militar. Com a derrota de Chiang Kai-shek, ao ser proclamada República Popular da China, os cargos de Ministro da Justiça e Ministro da Saúde Pública, foram de acordo com Ching Ling (1972 – 80) ocupados por mulheres, depois disso as mulheres chinesas passaram a poderem fazer os mesmos serviços que os homens e a grande maioria alcançar a idependência econômica.
Palavras-chave: China, expansão, desenvolvimento, mulher e Buck.
Em linhas gerais, o sistema comunista chinês funcionava por meio de duas hierarquias paralelas, que não apenas controlavam o governo em sentido estristo, mas também grande parte da economia. Ditas hierárquicas eram: a administrativa e a do Partido Comunista. Esta exercia uma supervisão geral da primeira, na qual membros do partido ocupavam a maior parte dos postos chave.
De acordo com Joan Scott (1991 – 85), a história das mulheres passou a ser incluída, a partir no contexto da história social. Entender a história dessas mulheres aponta para a possibilidade de nos acercarmos à realidade de experiência vivida por elas, e presumir seu interesse inerente e sua importância, ou seja, por meio da detalhada visão cotidiana da mulher, pode-se pensar a sociedade chinesa é justamente nesta afirmação, que nos baseamos ao enfocar a necessidade da realização de um estudo a respeito da história