O Realismo - Língua Portuguesa e Literatura
O REALISMO
São Sebastião
2010
CAIQUE DE CARVALHO SILVA
O REALISMO
Pesquisa do 3º bimestre do segundo ano do Ensino Médio da escola ETEC de São Sebastião para a matéria de LPL.
Professor: José Reinaldo.
São Sebastião
2010
INTRODUÇÃO
O Realismo foi um movimento artístico e literário surgido na Europa no final do século XIX em reação ao Romantismo.
Nesta pesquisa, apresentarei algumas características dos textos do Realismo em Portugal e no Brasil, além de seus principais autores e obras, e o que acontecia no mesmo período histórico.
SUMÀRIO
1. REALISMO EM PORTUGAL:
1.1. Momento Histórico;
1.2. Autores e Obras.
2. REALISMO NO BRASIL:
2.1. Momento Histórico;
2.2. Autores e Obras.
3. CARACTERISTICAS TEXTUAIS DO REALISMO.
1. REALISMO EM PORTUGAL
1.1. Momento Histórico
O Realismo se inicia no final do século XIX, refletindo as transformações econômicas, políticas, sociais e culturais do fim do século. Neste mesmo período, se inicia a segunda revolução industrial, marcada pela utilização do aço, do petróleo e da eletricidade, e ao mesmo tempo o avanço científico leva a novas descobertas nos campos da Física e da Química. Surgem grandes complexos industriais, trazendo o capitalismo para os moldes atuais, formando uma grande massa de operários que não se beneficiavam com os avanços, mas, pelo contrário, eram explorados pelos grandes empresários, sujeitos a condições subumanas de trabalho.
Esta nova sociedade serve de pano de fundo para uma nova interpretação da realidade, gerando teorias de variadas posturas ideológicas. Numa seqüência cronológica temos o Positivismo de Auguste Comte, preocupado com o real-sensível, o fato, defendendo o cientificismo no pensamento filosófico e a conciliação da “ordem e progresso” (a expressão, utilizada na bandeira republicana do