O radio
1844 - Samuel Morse envia a primeira mensagem à distância através do telégrafo.
1863 - o físico escocês James Clerk Maxwell elabora a teoria de que as ondas eletromagnéticas se propagam no espaço independentemente de um condutor sólido.
1865 - institui-se a União Telegráfica Internacional no dia 17 de maio, data que ficou conhecida como Dia Mundial das Telecomunicações.
1875 - Grahan Bell inventa o transdutor magnético, o microfone.
1877 - Thomas Edison registra sons em cilindros.
1887 - o físico alemão Heinrich Rudolf Hertz constrói um circuito elétrico que comprova a existência das ondas eletromagnéticas, batizadas de ondas hertzianas.
1890 - o padre-cientista brasileiro Roberto Landell de Moura, nascido no Rio Grande do Sul, obtém do governo brasileiro a carta-patente nº 3279, que lhe reconhece os méritos de pioneirismo científico universal na área das telecomunicações
1893 - Padre Landell faz a primeira transmissão de palavra falada, sem fios, através de ondas eletromagnéticas e expõe, em São Paulo, o Teleauxiofono (telefonia com fio), o Caleofono (telefonia com fio), o Anematófono (telefonia sem fio), o Teletiton (telegrafia fonética, sem fio, com o qual duas pessoas podem comunicar-se sem serem ouvidas por outras) e o Edífono (destinado a depurar as vibrações da voz fonografada, reproduzindo-a ao natural).
1894 - nos EUA, Padre Landell é reconhecido como precursor das transmissões de vozes e ruídos e recebe três cartas-patentes do The Patent Office at Washington: para o telégrafo sem fio, para o telefone sem fio e para o transmissor de ondas sonoras.
1896 - o cientista italiano Guglielmo Marconi realiza uma transmissão de rádio entre dois navios de guerra italianos distantes 13 km um do outro e obtém, em Londres, a patente do invento.
1897 - Oliver Lodge inventa o circuito elétrico sintonizado, que veio possibilitar a mudança de sintonia, com a escolha da freqüência desejada.
1900 - surge a