O racismo, preconceito e luta: o negro e a luta por direitos, quebrando barreiras e reafirmando sua identidade
Aos Professores que me trilharam nesse caminhar, aos tutores de sala que me acompanharam e me mostraram suas experiências do dia a dia da profissão, ao meu orientador de campo Márcio Assis, que me acompanhou na instituição de Estágio desde o primeiro momento no qual lá cheguei, para ter o primeiro contato efetivo com a profissão, meu orientador acadêmico de Estágio e amigo Jonas Soares, que acompanhou e orientou sobre todas as nuances da profissão, da postura, da ética profissional, de suma importância para o meu caminhar enquanto pessoa e profissional.
Ao CRESS E CFESS, por não acreditarem nesse modelo de educação à distância, tornando mais desafiador o nosso papel e a responsabilidade de mostrarmos nosso valor, provando o contrário do que se rotula, de que quando se quer, se pode formar bons profissionais a partir do aluno, e não só da instituição, pois a instituição pode ter o nome e a tradição, mas, por si só não garante um ótimo profissional que sairá desta ou daquela instituição. Aos meus pais, filhos que de uma forma ou de outra, me fizeram concluir esta jornada com mais garra e dedicação, aos amigos Assistentes Sociais que conheço há mais de 20 anos, desde o movimento estudantil no CCSA, no diretório acadêmico que me serviram de exemplo para escolher essa profissão, e aos que já trabalhei, a todos, o meu muito obrigado.
DA SILVA, Júlio César. Racismo, preconceito e Luta: o negro e a luta por direitos, quebrando barreiras e reafirmando sua identidade. 2014 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso Serviço Social – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Recife, 2014.
RESUMO
A escolha desse tema para abordagem vem da cada vez maior exposição do negro como tema central de um universo marginal, da