O quìmico (áreas de atuação
São materiais usados no polimento de uma variedade de produtos que abrange desde sapatos até peças de mármore. Lixas, discos de corte e desgaste, rebolos e esponjas são alguns dos produtos das indústrias de abrasivos.
ALIMENTOS
A indústria de alimentos compreende duas áreas: alimentos naturais e industrializados. Os primeiros envolvem aqueles que não passam por transformações ou sofrem apenas pequenas modificações, como os concentrados, secos, desidratados, resfriados e congelados. Os industrializados, por sua vez, sofrem grandes modificações como no caso dos alimentos pasteurizados, esterilizados, salgados e defumados; ou são transformados, a exemplo dos fermentados, balas e caramelos, bebidas estimulantes, bebidas fermentadas, chocolates, condimentos e temperos, gelados comestíveis, gomas de mascar, derivados do leite, massas, óleos e gorduras, e produtos de confeitaria. O trabalho de um profissional conhecedor das reações químicas que ocorrem durante a produção das bebidas, por exemplo, é fundamental para aprimorar a qualidade e impedir o aparecimento de problemas.
BIOCOMBUSTÍVEIS
Os biocombustíveis podem ser sólidos (biomassa), líquidos ou gasosos (biogás). O mais conhecido dos biocombustíveis brasileiros é o etanol extraído da cana–de–açúcar. Outros materiais como cascas de arroz, restos de plantas, óleos vegetais e resíduos já estão sendo usados para gerar energia. Até do lixo urbano pode–se, por exemplo, extrair gases para movimentar veículos e sustentar sistemas de aquecimento. O Brasil é um país reconhecido mundialmente pela sua gama de biocombustíveis. Conforme mencionado anteriormente, o mais popular é o álcool extraído da cana–de–açúcar, que apresenta a vantagem de ser menos poluente, tanto durante sua produção quanto na combustão nos motores.
CATALISADORES
Catalisadores são substâncias produzidas pelas indústrias químicas, que afetam a velocidade de uma reação, promovendo um caminho molecular (mecanismo) diferente para ela.