O quê você quer perguntar?
Contexto histórico.
Tudo começou quando Napoleão Bonaparte decretou o bloqueio continental em 1806 que falava que os paises deveria fechar os portos com a Inglaterra mas Portugal foi o únicos que não aderiu ao bloqueio, então estava preste a ser invadido pela França, então o príncipe regente de Portugal D. João resolveu transferir a família portuguesa com ajuda da coroa britânica que financiou a viagem ate a sua colônia, o Brasil. Depois que as tropas inglesas derrotou os franceses, os portugueses começaram a exigir a volta de D. João, então deixou em seu lugar no Brasil D. Pedro I como príncipe regente.
Tempo depois D. Pedro I se tornou imperador e então o Brasil oficialmente teve a sua independência. O primeiro reinado, é o nome dado do período que D. Pedro I governou o Brasil como imperador, começou no dia da independência até 1831 quando ele abdicou o trono brasileiro. O primeiro reinado marca quando o Brasil abandona a condição de colônia e o transforma definitivamente em uma nação.
Constituição.
Em 1822 D. Pedro tinha convocado a Assembléia Constituinte que era composta por advogados, militares, padres, grandes proprietários para elaborar uma constituição, mas ela só se reuniu em 1823. A constituição tinha características liberais baseada em alguns princípios liberalistas e leis inglesas, deu total poder a D. Pedro e a criação de 4 poderes Legislativo, o Executivo, o Judiciário e o Moderador, o estado adotava o catolicismo como religião oficial. O poder de votar e de se candidatar ficou restrito a quem tivesse uma produção de 150 alqueires de mandioca, por isso ficou conhecida como constituição da mandioca.
xdsz