O que é ética
Álvaro L. M. Valls nasceu em 1947, em Porto Alegre, onde trabalhou como professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fez o 2° Grau no colégio Anchieta, e sua graduação em Filosofia na Faculdade Medianeira, em São Paulo. Entrou para o Departamento de Filosofia da UFRGS, onde hoje é professor adjunto. Fez seus estudos de pós-graduação na Alemanha.
Aética pode ser algo que todos sabem e que não é fácil explicar. É entendida como um estudo cientifico ou filosófico sobre costumes e as ações humanas. As questões da ética aparecem a cada dia, as artes também levantam problemas para a ética. Os problemas todos tem alguma relação com outras disciplinas teóricas e praticas mas são todos problemas específicos da ética.Os grandes pensadores éticos sempre buscam formulações que explicassem ,a partir de princípios, a igualdade do gênero humano no que há de mais fundamental, quanto as própias variações. Dois grandes filósofos podem ser citados como estrelas dessa primeira grandeza: o grego Sócrates e o alemão Kent. Sócrates usava o método da maiêutica (interrogava o interlocutor até que este chegasse a verdade por si mesmo). Kent buscava uma ética universal, que se baseava na igualdade fundamental entre os homens, sua filosofia se voltava em primeiro para o homem, pois buscava nele encontrar as condições de possibilidade do conhecimento verdadeiro e do agir livre. Kent dizia que os conteúdos éticos nunca são dados do exterior. O que cada um de nós tem, é a forma do dever. Hoje em dia o estudo da ética é a região mais difícil dentro da filosofia, pois exige o pensamento, reflexível e discursivo.
Platão foi dentre os discípulos de Sócrates o grande sistematizador. Ele parte da idéia de que todos os homens buscam a felicidade. Platão acreditava numa vida após a morte. Em um de seus diálogos ele condena a vida voltada