O que é ética - resenha
Curso: Engenharia
Professora: Renilda Amaral
Aluno: Eduardo Araújo Ferreira R. A. 02410009718
Disciplina: Ética Profissional
Valls, Álvaro L. M., O que é Ética – 9ª Edição – São Paulo, Brasiliense, 1994. Coleção Primeiros Passos. 80 páginas.
Álvaro Valls nasceu em 1947 em Porto Alegre – RS. Cursou o 2º grau no Colégio Anchieta e a graduação em Filosofia na Faculdade Medianeira, em São Paulo. Em 1973, entrou para o departamento de Filosofia da UFRGS, onde hoje é professor adjunto. Fez seus estudos de pós-graduação na Alemanha, em Heldelberg, e já publicou vários artigos sobre temas filosóficos e educacionais.
No primeiro capítulo, o autor discute os problemas de ética do dia-a-dia, a evolução dos problemas éticos, dos costumes, e dos comportamentos; o que antigamente era considerado errado, hoje em dia não mais o é, e vice-versa. Também comenta a dificuldade de teorizar a ética com a variação dos costumes, citando os filósofos Sócrates e Kant. Sócrates inicia o movimento de interiorização, da reflexão e da valorização da personalidade. Kant buscava um sentido universal para a ética, baseado na igualdade entre os homens.
No segundo capítulo, são expostas idéias de mais dois filósofos gregos. Platão parte de que todos os homens buscam a felicidade, principalmente após a morte. Para ele a vida era um período para a contemplação da idéia do Bem e a prática da Virtude era a coisa mais preciosa para o homem. Aristóteles também parte da semelhança entre o Ser e o Bem. Para ele, o pensamento é o elemento divino no homem e o seu Bem mais precioso, valorizando o esforço na busca dos bons hábitos.
Existe uma relação entre ética e religião, e este é o tema do terceiro capítulo. Na Grécia, os deuses eram a personificação das forças da natureza, enquanto no judaísmo, Deus não tem características naturalistas, pois ele está acima de tudo, colocando o homem na busca de ser santo na terra como