O que é o estresse
Há uma ampla área da vida moderna onde se misturam os estressores do trabalho e da vida cotidiana. A pessoa, além das habituadas responsabilidades ocupacionais, além da alta competitividade exigida pelas empresas, além das necessidades de aprendizado constante, tem que lidar com os estressores normais da vida em sociedade, tais como a segurança social, a manutenção da família, as exigências culturais, etc. É bem possível que todos esses novos desafios superem os limites adaptativos levando ao estresse.
O QUE É O ESTRESSE
O estresse não é propriamente uma doença e sim, um estado do organismo quando submetido ao esforço e a tensão. Quando as situações estressantes são continuas o organismo começa a sofrer com as constantes reações químicas que se sucedem, sem que haja tempo pra o descanso e recuperação física e emocional, e aí acontece o prejuízo.
SINTOMAS DO ESTRESSE
Por não ser uma doença, os sintomas do estresse são indefinidos e ao mesmo tempo abrangentes. Podem ir desde uma dor de cabeça, distúrbios do sono, irritabilidade, cansaço, dificuldade de concentração ou tensão muscular, a dificuldades respiratórias dificuldades de memória, problemas digestivos, pressão alta, problemas cardíacos, e até mesmo distúrbios psíquicos como síndromes, depressão e pânico.
CAUSAS DO ESTRESSE
Dentre as principais causas emocionais do estresse no ambiente de trabalho, basicamente citaremos três principais: Alto padrão de exigência pessoal, medo e frustração. O tipo de vida que nos autoimpomos, onde pensamos ser necessário obter muito mais recursos do que realmente necessitamos nos exige mais esforços para cumprir o padrão estabelecido e nos coloca diante de conflitos na vida profissional onde há cada vez mais competição e menos espaço. Para as empresas o perfil do que se diz um bom profissional passa por características de semideus onde devem existir todas as características de um ser perfeito assim cada vez exigindo mais esforços do