O QUE É O CÓDIGO DE ÉTICA
O código de ética é um documento que busca expor os princípios e a missão de uma determinada profissão ou empresa. Seu conteúdo deve ser pensado para atender às necessidades que aquela categoria serve e representa.
Eles são feitos para enfatizar os valores que devem ser praticados pelos profissionais e instituições. Pode-se falar também em código deontológico. A deontologia é a ciência que estuda os deveres e obrigações a partir da ótica moral e ética.
Em geral é baseado na legislação vigente do país, na Declaração dos Direitos Humanos, nas Leis Trabalhistas e outras.
Sendo assim, os Códigos de Ética Profissionais, são códigos em que estão especificados os direitos e deveres, o que é vetado eticamente naquele exercício profissional e as possíveis punições no caso de desobediência ao código.
1.1 PRINCIPAIS OBJETIVOS DE UM CÓDIGO DE ÉTICA
Especificar os princípios de uma certa instituição e/ou profissão diante da sociedade;
Documentar os direitos e deveres do profissional;
Dar os limites das relações que o profissional deve ter com colegas e clientes/pacientes;
Explicar a importância de manter o sigilo profissional (essencial em muitos casos);
Defender o respeito aos direitos humanos nas pesquisas científicas e na relação cotidiana;
Delimitar e especificar o uso de publicidade em cada área;
Falar sobre a remuneração e os direitos trabalhistas.
2. O CÓDIGO DE ÉTICA DOS COMUNICADORES ORGANIZACIONAIS
Após diversas pesquisas e uma consulta ao professor Camilo Catto concluiu-se que a profissão de comunicador organizacional por ter sido recente reconhecida, não possui um código de ética especifico, utilizando muitas vezes a legislação vigente para o profissional de relações públicas, já que esse se assemelha em várias esferas ao comunicador.
A profissão ainda não está delimitada dentro do mercado de trabalho, muitas vezes sendo confundida ou atribuída ao contexto de relações públicas, jornalismo, publicidade, etc., acarretando dessa