O que é e a importância do projeto integrado para engenharia
Projetar significa estabelecer um plano de ação, significa estabelecer um planejamento para alcançar um objetivo, com restrições de recursos financeiros, humanos, naturais e de tempo. Enfim, engloba um conjunto de atividades que se executadas dentro de um determinado prazo resulta no desenvolvimento de um produto, processo, serviço, sistema ou conjunto de informações. Integrado porque busca integrar, construir algo articulado e orgânico, isto é, integrar os conhecimentos que estão sendo elaborados em cada uma das disciplinas a partir da resolução de um problema prático de nossa realidade. São várias as fases de um projeto:
A - Identificação da necessidade
Nesse trabalho a proposta é o desenvolvimento do projeto que resulte na construção de uma maquete industrial. Tal atividade proposta tem fins pedagógicos. Visa proporcionar aos estudantes de engenharia o desenvolvimento de sua capacidade de resolver problemas. Em um aspecto, pretende interligar, articular os conteúdos e conhecimentos trabalhados nas disciplinas do primeiro período dos cursos de engenharia mecânica, química e de produção. Por outro lado está intimamente relacionado com o mercado e com as demandas da sociedade contemporânea, pois busca produzir um produto de baixo custo e que atenda o princípio da sustentabilidade e que expresse a criatividade dos alunos.
B - Definição do problema
Construir uma maquete de um galpão industrial ou comercial de uma empresa que tenha atividades: química, mecânica, produção ou comércio de qualquer natureza, ou ainda de um tema de seu interesse, desde que interligue conhecimentos desenvolvidos nas disciplinas do primeiro período dessas engenharias. O protótipo deve conter em sua concepção partes com pelo menos três diferentes formas geométricas. Tal maquete deve ter dimensões máximas que possibilite sua inserção em uma caixa imaginária de 1,2 m3. De outra maneira, nenhum de seus lados ou altura pode ter menos que 25 centímetros. Além