Finções de organelas celulares
1. Nucléolo
são corpúsculos arredondados de aspecto esponjoso, mergulhados diretamente no nucleoplasma, não envolta por membrana. Seu papel principal é o de sintetizar RNAr e de formar ribossomos. Quanto maior o seu número e tamanho, maior é a síntese protéica da célula.
2. Núcleo celular
Organela constituído por uma película porosa, a membrana nuclear, que envolve uma substância viscosa na qual estão inseridos os cromossomas, constituídos por proteínas associadas ao DNA, e os nucléolos. O núcleo celular é responsável pela regulação das atividades celulares e o DNA contém os genes, ou seja, a informação hereditária.
3. Ribossoma
Sua principal função é sintetizar fitas protéicas de RNA complementares às já existentes e produzir enzimas. As proteínas produzidas pelos polirribossomas geralmente permanecem dentro da célula para uso interno. Já as enzimas produzidas pelos ribossomas aderidos à parede do retículo endoplasmático são armazenadas em vesículas que são transportadas para o complexo de Golgi, onde são "empacotadas" e enviadas para fora da célula.
4. Vesículas de secreção
É formada pelo aparelho de Golgi, são compartimentos envoltos por uma bicamada lipídica tipicamente pequenas, nesse caso a função seria de transporte de substâncias produzidas no meio intra-celular até o meio extra-celular (A vesicula se funde a membrana plasmática e libera seu contéudo para o meio extracelular ).
5. Retículo endoplasmático rugoso
É formado por sistemas de vesículas achatadas com ribossomos aderidos à membrana, o que lhe confere aspecto granular.
Participa da síntese de proteínas, que serão enviadas para o exterior das células. Esse tipo de retículo é muito desenvolvido em células com função secretora.
6. Complexo de Golgi
São estruturas membranosas e achatadas, cuja função é elaborar e armazenar proteínas vindas do retículo endoplasmático; podem também eliminar substâncias produzidas pela célula,