O que é a Sociologia
Paulo Afonso
Outubro / 2002
GIDDENS, Anthony (1981). Sociologia: uma breve porém crítica introdução. Rio de Janeiro: Zahar.
O autor inglês tornou-se conhecido a partir de 1970, por suas idéias a respeito da sociologia clássica e da natureza da política mundial sob a modernidade reflexiva. Especialista em conceitos políticos como centro, radicalismo direita, esquerda e "Terceira Via", a nova agenda social, política contemporânea e estruturação da sociedade. Um dos destaques do momento na Inglaterra, Giddens é uma figura popular, influente, e é considerado um dos pais do Novo Trabalhismo. Em apenas duas décadas, lançou mais de 20 livros e está entre os mais lidos e citados teóricos de sua geração, em todo o mundo. Suas obras influenciaram o debate sobre o futuro da social-democracia em muitos países. Sociólogo e filósofo, é professor e diretor da London School of Economics and Political Science.
Nesta obra, Giddens faz reflexões sobre os desenvolvimentos mais recentes da sociologia, enfocando teorias anteriormente defendidas por Comte, Durkheim e Mills, reafirmando alguns aspectos por eles discutidos e acrescentando fatos importantes para o entendimento da sociologia crítica na construção do mundo moderno. Suas idéias ressaltam as mudanças impostas pelas duas grandes revoluções, por deflagrarem muitos dos problemas básicos da teoria social, para o reconhecimento da sociologia como ciência social.
A resenha retirada da obra: Sociologia – uma breve porém crítica introdução, trabalha da página 8 a 27, contemplando o capítulo I, cujo título é: Sociologia: Questões e Problemas, dividindo-se em quatro seções, apresentando a sequência seguinte: 1. Introdução; 2. O contexto da sociologia; 3. Sociologia: uma definição e algumas considerações preliminares; 4. A imaginação sociológica: a sociologia como crítica.
O autor inicia fazendo um abordagem dos conceitos difundidos acerca da sociologia. Por um lado acredita-se