O que é vida
Faculdade de Ciências Exatas e Naturais
Curso de Ciências Biológicas
Introdução as Ciências Biológicas
O QUE É VIDA?
Em todas as fontes de pesquisa se afirma a dificuldade que se tem em definir o que é vida. Não há um conceito exato a respeito do conceito de vida, mas há várias características que definem o que é algo que possui vida. Dentre elas podemos citar:
Tem que ser organizado e homeostático: Todo ser vivo possui átomos e moléculas organizados em células e estas podem possuir diversas funções em determinados sistemas que por sua vez obedecem a um nível de organização biológico. As células desempenham funções de se manter em estado constante e em reduzir a entropia dentro da célula.
Toma energia do ambiente: um ser vivo se mantém constante e organizado e é um sistema aberto que troca informações com o ambiente, toma energia do ambiente para diminuir seu grau de entropia dentro da célula e manter a organização. A lei da termodinâmica afirma que em um sistema fechado o natural é haver um aumento da entropia, mas no caso de um sistema aberto, quando se fornece energia para esse sistema ele tende a se organizar e formar ciclos. O ciclo de Krebs dentro da célula e o ciclo do carbono são um exemplo.
Cresce se desenvolve e se reproduz: Os seres vivos partem de uma condição pequena para uma maior ou mais completa. Reproduz-se, faz copias de si ou combinam material genético (reprodução assexuada e sexuada respectivamente).
Responde a estímulos e se adaptam ao ambiente: os seres vivos respondem a mudanças que ocorrem no ambiente e ao longo dos anos, segundo a teoria da evolução, esses seres vivos vão se adaptando ao ambiente e se tornando mais aptos a sobrevivência.
Sabe-se o que é um ser vivo e suas características, mas ainda não se descobriu uma definição para o fenômeno vida. A maioria das explicações do que é vida giram em torno de quatro hipóteses:
I) A origem da vida é o resultado de um