o que é um gerente de lojas
Ele é o funcionário mais próximo do proprietário do negócio e responde por todas as tarefas, tanto dele, como das outras pessoas que trabalham no local. Se um vendedor se equivoca, por exemplo, é o gerente quem vai dar explicações ao proprietário do negócio por esta falha.
Uma das suas principais funções é coordenar e formar a equipe. O gerente desenvolve estratégias motivacionais com os vendedores, constantemente, para garantir a satisfação do cliente e obter os lucros desejados para o andamento promissor da loja. Isso significa não apenas estimular a realização de boas vendas, como também reconhecer os bons resultados alcançados pelos funcionários.
Além de garantir um relacionamento pessoal positivo dentro da loja, outra prioridade na lista de tarefas do gerente é o produto e todas as etapas que precedem sua chegada ao cliente. Com base nos números de venda e expectativas do consumidor, o gerente realiza os pedidos para reposição e compra de novos produtos.
Seu cargo também é cuidar da parte visual da loja. Cada detalhe deve ter seu aval, inclusive a forma como os produtos são expostos e a limpeza do local, já que esses fatores são bastante consideráveis na hora da venda. O gerente, geralmente, também é quem elabora estratégias para alcançar os objetivos estipulados, em conjunto com o proprietário.
Para ocupar este cargo é preciso ainda entender de finanças. O gerente costuma ser o responsável por toda a parte financeira da loja, desde o controle de caixa diário, realização de pagamento aos fornecedores até tramites bancários. Com tantas tarefas, o gerente de loja, geralmente, é o primeiro a chegar ao trabalho e o último a ir a casa.
Leia mais: