O que é trabalho produtivo e improdutivo para adam smith?
Trabalho Improdutivo a) Trabalho não produção no ciclo de capital: Distribuição ou manutenção social privada b) Trabalho de produção ou não produção que é trocado por dinheiro que é renda: alguns serviços e atividades governamentais c) Trabalho de produção, realizada numa forma não capitalista (trabalho doméstico). d) Trabalho não de produção, realizada numa forma não capitalista (distribuição, manutenção social).
Exemplo:
Com o desenvolvimento das relações mercantis, a burguesia começou a se dar conta de que há dois, digamos, ‘tipos’ de salários: um do qual advém lucro e, outro, que não. Numa manufatura, por exemplo, quanto mais artesãos o burguês puder contratar (e isto depende, claro, não apenas de sua vontade, mas fundamentalmente das condições do mercado) maior será o seu lucro. O salário dos artesãos é um salário que gera lucro. Por outro lado, um segundo contador, mais vigias, etc., são salários que não geram lucro, antes, são ‘custos’. Foi a partir de então que começou a fazer sentido a distinção entre trabalho produtivo e improdutivo. O primeiro é aquele ‘produtivo de lucro’, o segundo representa o custo do negócio.
Conclusão que se tira do Exemplo:
É produtivo o trabalho assalariado que produz mais-valia e improdutivo aquele que não produz mais-valia. * O trabalho improdutivo é trocado por dinheiro como dinheiro. Não se apropria do excesso de trabalho por isso não produz mais valia. * O trabalho improdutivo é trocado por dinheiro como dinheiro. Não se apropria do excesso de trabalho por isso não produz mais valia.
Trabalho Não Produção e Consumo Social:
Requisitos
a) Valor de Uso
- É uma coisa ou efeito material
- Algumas de suas propriedades satisfazem desejos humanos
- Não tem diferencia se esses vêm do estomago ou