administração
AULA 3 – 07/08/2014
HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO
(A Teoria Clássica - Adam Smith)
Professor José Domingos jdrcubilla@gmail.com SUMÁRIO
A Revolução Industrial
Adam Smith (1723-1790)
- O Contexto Histórico
- O Pensamento de Adam Smith
A Mão Invisível
A Riqueza das Nações
Teoria Valor-Trabalho
A Lei da Oferta e da Demanda
Bem Estar Econômico
Trabalho Produtivo e Improdutivo
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Primeira Revolução Industrial (1760-1860) é limitada à Inglaterra, com o desenvolvimento da indústria têxtil e o aperfeiçoamento das máquinas a vapor (tear a vapor).
A Segunda Revolução Industrial (1860-1900) é considerada a etapa de expansão, quando diversos países da Europa e de outros continentes, como
EUA e Japão, deram início ao progresso tecnológico, com a utilização do aço, da energia elétrica e do petróleo, a invenção do motor a explosão, da locomotiva e do barco a vapor e do avanço dos meios de comunicação, como o telégrafo, o telefone, o rádio e o cinema.
CONTEXTO HISTÓRICO
O rápido crescimento do mercado externo da
Inglaterra incentivou um modo de produção com a capacidade de produzir em maior escala (maior quantidade) a preços mais baixos, que se tornou possível com a Revolução Industrial, com a finalidade de gerar lucros cada vez mais crescentes. A indústria têxtil foi o principal ramo de produção nesse período e seu desenvolvimento aconteceu com o advento das grandes invenções, principalmente com o motor a vapor.
CONTEXTO HISTÓRICO
Com a utilização do motor a vapor, a roda d’água, foi substituída, permitindo então, localizar as fábricas próximas dos grandes centros urbanos, onde existia mão-de-obra em excesso, deixando assim, de ficar sua localização restrita, aos locais onde existiam quedas d’água.
As pequenas oficinas domésticas foram então, transformadas em uma grande indústria fabril.
CONTEXTO HISTÓRICO
- Crescimento populacional das principais