O que é SSD
O que é SSD?
A tecnologia vai avançando e hoje o líder de armazenamento para PCs, notebooks e smatphones e tablets é o SSD. Vamos abordar neste artigo o que é o Solid State Disks e o seu funcionamento.
Além da popularização dos pendrives e cartões, a queda no preço da memória Flash possibilitou o surgimento dos primeiros SSDs ou "Solid State Disks" (discos de estado sólido) de grande capacidade. Um SSD é um "HD" que utiliza chips de memória Flash no lugar de discos magnéticos. Eles são projetados para substituírem diretamente diret o HD, sendo conectados a uma porta SATA ou IDE.
Esta característica também faz com que "discos SSD" (não se trata de um disco, portanto, o uso desta denominação não é correto, mesmo assim, é um termo relativamente comum) utilizem menos espaço físico, físico, já que os dados são armazenados em chips especiais, de tamanho reduzido. Graças a isso, a tecnologia SSD começou a ser empregada de forma ampla em dispositivos portáteis, tais como notebooks ultrafinos
(ultrabooks) e tablets.
Visão interna e externa de uma unidade SSD
S
de 32 GB da SanDisk.
Vantagens de um SSD
O tempo de acesso à memória RAM é muito menor do que o tempo de acesso a meios magnéticos ou ópticos. Outros meios de armazenamento sólido podem ter características diferentes, dependendo do hardware ou software utilizado. Vejamos outros pontos:
•
•
•
•
•
•
Eliminação de partes móveis eletromecânicas, reduzindo vibrações, tornado-os completamente silenciosos;
Por não possuírem partes móveis, são muito mais resistentes que os HDs comuns contra choques físicos, o que é extremamente importante quando falamos em computadores portáteis;
Menor peso em relação aos discos rígidos convencionais, mesmo os mais portáteis; Consumo reduzido de energia;
Possibilidade de trabalhar em temperaturas maiores