Ssd
Evandro Roberto Calado e-mail:evandrocalado@gmail.com Curso: Tecnologia Em Redes De Computadores
Disciplina: Arquitetura E Organização De Computadores– Trabalho número 01
Professor: Msc. Euclides Peres Farias Junior
FAE - CENTRO UNIVERSITÁRIO – Unidade: São José dos Pinhais
Curitiba, Fevereiro de 2015.
Resumo
A tecnologia evoluiu a passos largos e rápidos, porém há 20 anos o mercado de armazenamento não passava por uma mudança radical nos HDs apenas aumentaram sua capacidade e diminuíram seu tamanho físico e em meados de 2007surge os HDs SSD (Solid State Drive) trazendo ao mercado um novo conceito de armazenamento, rapidez, segurança e redução no consumo de energia. Fazendo com que o mercado de HDs tenha uma tecnologia.
1 O que é SSD?
SSD é a sigla para Solid-State Drive algo como "Unidade de Estado Sólido", no Brasil, trata-se de um dispositivo para armazenamento de dados que, concorre com os discos rígidos antigos. Sua construção é baseada em um circuito integrado semicondutor, feito em um único bloco. Diferentemente do HD convencional, onde o armazenamento é feito em discos magnéticos, ou como os CDs e DVDs, que funcionam com leitura ótica. Há vantagens do SSD em relação aos HDs , por não possuírem componentes eletromecânicos para a leitura dos arquivos, ele se torna completamente silencioso e rápido.
Isso também facilita o acesso aos dados, algo primordial para quem precisa de velocidade (ao contrário dos discos rígidos, no qual “braço” mecânico de leitura precisa ir de uma ponta a outra do disco para ler alguma informação). Ele também esquenta menos e consome menos energia. Porém, a capacidade de armazenamento é bem menor que a dos HDs usados nos desktops, e seu custo final ainda é um pouco mais caro que os discos rígidos convencionais.
1.1 Memória Flash
A tecnologia SSD é baseada em chips especialmente preparados para armazenar dados, mesmo quando não há recebimento de energia. São, portanto, dispositivos não voláteis. Isso