Energia Solar No Brasil
A forma direta de obtenção se dá através de células fotovoltaicas, geralmente feitas de silício. A luz solar, ao atingir as células, é diretamente convertida em eletricidade. No entanto, essas células fotovoltaicas apresentam preços elevados. O efeito fotovoltaico ocorre quando fótons (energia que o Sol carrega) incidem sobre os átomos, proporcionando a emissão de elétrons, que gera corrente elétrica.
Para obter energia elétrica a partir do sol de forma indireta, é necessária a construção de usinas em áreas de grande insolação, pois a energia solar atinge a Terra de forma tão difusa que requer captação em grandes áreas. Nesses locais são espalhadas centenas de coletores solares. Os módulos fotovoltaicos podem ser usados nos telhados e fachadas de residências e edifícios para suprir as necessidades locais de eletricidade, ou podem ser empregados na construção de usinas geradoras.
No brasil a energia solar tem o percentual muito baixo de geração cerca 0,04% de toda energia gerada no pais, Atualmente, operam no país 164 usinas solares, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A MPX, empresa de energia do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, conectou ao Sistema Elétrico Nacional a primeira usina solar de geração de energia em escala comercial do Brasil, a MPX Tauá. O empreendimento entro em funcionamento no dia 3 de junho de 2011. Localizada no município de mesmo nome, no sertão do Ceará, a usina tem capacidade instalada inicial de 1 MW, o suficiente para abastecer 1,5 mil famílias. Implantada com tecnologia estado da arte em painéis