O que é Sociología?
“A sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução industrial”. (p.16)
A Revolução Industrial proporcionou muitas mudanças à maneira que a população se organizava. Com a industrialização, houve uma intensa migração do povo do campo para a cidade; regiões obtiveram um crescimento demográfico absurdo, causando assim problemas de infraestrutura. Podemos observar o efeito dessa transformação a partir do seguinte trecho presente na pág. 7 [1]: “As consequências da rápida industrialização e urbanização levadas a cabo pelo sistema capitalista foram tão visíveis quanto trágicas: aumento assustador da prostituição, do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade, da violência, de surtos de epidemia de tifo e cólera que dizimavam parte da população etc.”. Mas que relação a Sociologia possui com a Revolução Industrial? Bem, a definição de sociologia dada pelo Mini Dicionário Aurélio é: “sf. 1. Estudo das relações entre pessoas que vivem numa comunidade ou num grupo social, ou entre grupos sociais diversos” [2]. Desta maneira, vemos que a Sociologia pode nos proporcionar uma elucidação do corpo social em destaque. Com todas as mudanças geradas pela Revolução, era preciso conceber um entendimento sobre esses acontecimentos inéditos para a sociedade.
2 – Durkheim, um dos fundadores da sociologia, afirmou certa vez que a partir do momento em que “a tempestade revolucionária [francesa] passou, constituiu-se como que por encanto a noção de ciência social”. (p.26)
Relacione o surgimento da sociologia com as transformações provocadas pela Revolução Francesa.
Foram muitas as mudanças acarretadas pela Revolução, uma vez que a França antes vivia em uma monarquia absolutista, mas passou a ser administrada por uma burguesia capitalista. Observemos este trecho localizado na pág. 13 [1]: “O objetivo da revolução de 1789 não era apenas mudar a estrutura do Estado, mas