O que é sociologia
Curso: Ciências Jurídicas (NOTURNO)
Turma: OCJU1NA
Disciplina: Sociologia
Data: 23/09/2011
Período: 2º/2011
Professor: Sérgio Ricardo Coutinho dos Santos Nome | Matricula | Manoel Fabiano Holanda da Silva | |
RESENHA CRÍTICA
MARTINS, Carlos Benedito, O que é Sociologia, 38ª Ed. – São Paulo Brasiliense, 1994, Coleção primeiros passos.
Brasília/DF - 2011
| | 1. CREDENCIAIS DO AUTOR
Carlos Benedito Martins, é sociólogo, graduado e mestre em Ciências Sociais pela PUC de São Paulo, na qual exerceu por muitos anos atividade docente. É doutor em Sociologia pela Universidade de Paris. É autor do livro Ensino Pago: um retrato sem retoque, publicado pela Global Editora. Organizou Ensino Superior Brasileiro: transformações e perspectivas atuais, publicado pela Editora Brasiliense e “O Público e o Privado na Educação Brasileira Contemporânea”. Atualmente exerce funções de docência e de pesquisa no Departamento de Sociologia na Universidade de Brasília (UNB), atuando nas áreas de Teoria Sociológica e Sociologia da Educação.
2. RESUMO DA OBRA
O autor faz uma divisão em três capítulos os quais estão apresentados no primeiro, o surgimento, no segundo, a sua formação e no terceiro o seu desenvolvimento, dessa forma, nos mostra a dimensão política da sociologia, a natureza e as conseqüências de seu envolvimento nas oposições entre os grupos e as classes sociais.
No primeiro capítulo mostra-nos que o surgimento da sociologia acontece em um contexto histórico específico, o qual coincide com os últimos momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista. A referência de seu surgimento é o século XVIII com a dupla revolução que ocorreu neste período, as quais são a revolução industrial e a revolução francesa. No entanto a palavra sociologia apareceu apenas cem anos depois por volta de 1830. As transformações ocorridas na