Administração
O grande problema é que, no caso dos aparelhos da Nokia, a personalização das operadoras bloqueia a instalação das atualizações de firmware oficiais. Ao tentar atualizar o aparelho através do Software Updater, ele verifica o código da operadora e permite apenas a instalação das atualizações aprovadas por ela. Como na maioria dos casos, as operadoras não se dão ao trabalho de verificar e aprovar as atualizações (se limitando a disponibilizar atualizações críticas, ou muitas vezes nem isso), você acaba ficando trancado do lado de fora, sem ter como atualizar o aparelho.
A informação sobre a operadora, que faz o Software Updater disponibilizar apenas os firmwares "autorizados" é gravada no product code, um código de identificação de 7 dígitos que especifica o modelo do aparelho, a linguagem, país ou região e a operadora para a qual ele foi customizado. Você pode descobrir o product code atual do seu aparelho digitando *#0000# na tela inicial, ou através da etiqueta no compartimento da bateria.
Quando você tenta atualizar o firmware usando o Software Updater, ele verifica as informações e disponibiliza apenas as versões de firmware específicas para ele. Alterando o product code, é possível "enganar" o software updater, fazendo com que ele disponibilize os firmwares oficiais da Nokia. Além de permitir a instalação de firmwares mais atuais, o processo também remove o logo e as outras personalizações da operadora, daí o "debranding" (remoção da marca).
Caso exista alguma restrição nos recursos (como no caso de aparelhos antigos da Vivo, onde o Bluetooth era capado, ou no caso de aparelhos da Claro com o cliente VoIP da Nokia desativado), ela é também removida com a atualização.
É importante enfatizar que o